A Subestação Elétrica é uma instalação que possui um conjunto de condutores, aparelhos e equipamentos com o objetivo de modificar as características da energia elétrica, permitindo a sua distribuição aos pontos de consumo em níveis adequados de utilização.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO NO SISTEMA ELÉTRICO
Subestações Transformadoras são aquelas que convertem a tensão de transmissão para um nível diferente, maior ou menor;
Subestações Elevadoras são localizadas na saída das usinas geradoras, elevam a tensão para níveis de transmissão e subtransmissão (transporte econômico da energia);
Subestações Abaixadoras são localizadas nas periferias das cidades e diminuem os níveis de tensão evitando inconvenientes para a população;
Subestações de Distribuição são aquelas que diminuem a tensão para o nível de distribuição primária, e podem pertencer à concessionária ou a grandes consumidores;
Subestações Seccionadora, de Manobra ou de Chaveamento são responsáveis por interligar circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão tornando possível sua multiplicação, além de possibilitar o seccionamento de circuitos, permitindo a energização de trechos de menor comprimento.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO NÍVEL DE TENSÃO DE OPERAÇÃO
As Subestações elétricas também podem ser classificadas quanto ao nível de tensão elétrica, ou seja: baixa, média, alta e extra alta tensão:
Baixa tensão: subestações com níveis de tensão de até 1 kV;
Média tensão: subestações com níveis de tensão entre 1 kV e 34,5 kV, ou seja, 6,6 kV, 13,8 kV, 23 kV e 34,5 kV;
Alta tensão: subestações com níveis de tensão entre 34,5 kV e 230 kV, ou seja, 69 kV, 138 Kv e 230 kV;
Extra alta tensão: subestações com níveis de tensão maiores do que 230 kV, ou seja 345 kV, 440 kV, 500 kV e 750 kV.
É preciso salientar que toda subestação deve ser projetada, implantada e manutenida por empresa e pessoal técnico qualificado e devidamente credenciado, atendendo as regulamentações das normas aplicáveis. Existe uma variedade grande de alternativas para instalação das subestações utilizadas em sistemas elétricos, e possuir o conhecimento de suas especificidades é indispensável para que os serviços sejam executados com responsabilidade e segurança, conforme o tipo de necessidade ou de viabilidade do cliente.
Para evitar falhas e comprometimento na produção de sua empresa, é indispensável um plano eficaz de manutenção. Que tal agendarmos uma visita técnica?! A BHSE conta com estrutura completa e equipe altamente capacitada para atender a necessidade da sua empresa.
Para mais informações conheça nossas redes sociais e compartilhe nossos conteúdos!
BHSE Transformadores e Subestações
Referência em Engenharia Elétrica e na Manutenção e Reforma de Transformadores.